a sinopse é retirada da orelha ou da contra capa dos livros

- a imperatriz lasciva -


A antiga Roma dos Césares, mulher do imperador Claudio, sucessor de Calígula, torna-se a mais poderosa mulher do Império. O drama e a época de personagens trágicos.

A vida de Olga Benário Prestes, judia, comunista, entregue a Alemanha nazista pelo governo Vargas. Esposa de Luis Carlos Prestes, estava grávida na época da deportação.

Como pôde tal figura, além de chegar a dirigir os destinos de uma das nações econômica e culturalmente mais avançadas do mundo, provocar a mais vertiginosa queda dos valores da civilização moderna, e que terminou deixando em ruínas seu próprio país e grande parte da Europa? é o que tenta responder o autor do livro, não apenas se detendo na psicologia e biografias pessoais, mas fazendo uma radiografia profunda da natureza e dos mecanismos do poder de Adolf Hitler.

Uma incrível história de sobrevivência, que começa em setembro de 1939 em Varsóvia bombardeada. Poucos sobreviveram para contar, e entre eles está o autor deste livro.

Nascido em 1911, era um pianista de notável talento, deveria ter tido o mesmo destino de sua gente(judeu); mas livrou-se, graças a sua incrível energia e a uma desesperada vontade de vivier.

- Os últimos dias do Terceiro Reich -


O cotidiano do ditador naqueles dias dramáticos, mostrando os surtos de euforia irreal seguidos por momentos de depressão profunda diante da derrota inevitável. Traz ainda alguns perfis dos principais membros da equipe pessoal de Hitler, dominada pela competição e intriga até os derradeiros instantes do Fuhrer.

- origens, interpretações, legados -



Apresenta uma história narrativa do nazismo, projetada no contexto mais amplo da história alemã nos séculos XIX e XX. Proporciona uma visão acurada e relativamente completa do período de domínio nazista e dos acontecimentos que levaram a isso, e uma estrutura de interpretações que permite encontrar algum sentido nesse extraordinário episódio da história alemã. Analisa como foi possível que uma cultura de tanta criatividade e realizações pudesse gerar tanto barbarismo e destruição.



* ótimo estudo

- reflexões sobre a exploração do sofrimento dos judeus -


Atrocidades nazistas transformaram-se num mito americano que serve aos interesses da elite judaica. O holocausto é uma indústria que exibe como vítimas o grupo étnico mais bem sucedido dos EUA e apresenta como indefeso um país como Israel, uma das mais formidáveis potências militares do mundo, que oprime os não judeus em seu território e em sua área de influência. O número de sobreviventes dos campos de concentração é exagerado para chantagear bancos suíços, indústrias alemãs e países do leste Europeu em busca de indenizações financeiras, insuflando assim o anti-semitismo na Europa. Israelenses e judeus americanos são hoje as grandes forças de opressão, perseguindo palestinos e negros americanos.
 
O autor dessas declarações, é um professor judeu da Universidade de Nova Iorque, filho de judeus egressos do Gueto de Varsóvia e sobreviventes dos campos de concentração de Maidanek e Auschwitz.  Norman mostra neste livro, que o extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, foi transformado em "uma representação ideológica que defende interesses de classe e sustenta políticas."

- a busca das origens do mal -


Há mais de meio século historiadores, filósofos, cientistas sociais, escritores, jornalistas, ativistas políticos e cineastas investigam quem realmente ele foi e qual teria sido a origem de sua maldade. Este livro focaliza as teorias a respeito do personagem. Propiciando novas reflexões.

- 7 de dezembro de 1941. Era uma manhã de domingo... -


Ilhas havaianas, domingo de manhã, céu azul e a chegada dos 'Zeros' aviões de guerra japoneses.
Ataque esse que colocou definitivamente os EUA na Segunda Guerra Mundial.

Depoimento de Anne, morta num campo de concentração, após anos escondida num sótão de uma casa em Amsterdã(Holanda), duas famílias judias escondidas de julho de 1942 a agosto de 1944.


* tenho duas edições:
1984 - edição exclusiva para os sócios do Círculo do Livro
2003 - edição definitiva, fotos e textos inéditos, por Otto H. Frank e Mirjam Pressler

- a história secreta de Pio XII -

História da carreira de Eugênio Pacelli, o homem que foi Pio XII, o mais influente sacerdote do mundo do início da década de 30 ao final da década de 50, mais do que qualquer outra autoridade do Vaticano de sua época, ajudou a projetar a ideologia do poder papal, poder esse que ele assumiu em 1939, que manteve até a sua morte em 1958. Fez um acordo com Hitler que ajudou o Fuhrer a alcançar a ditadura legal, ao mesmo tempo que neutralizava o pontencial dos 23 milhões de católicos da Alemanha, para protestar e resistir. Também foi responsável por um tratado com a Sérvia que contribuiu para as tensões que levaram a 1ª Guerra Mundial.

- a vida dupla de um ditador -


Este livro se concentra em Hitler o homem, a partir de uma vasta documentação. Mostra a trajetória do jovem, desde os primeiros dias em Viena e o início da carreira em Munique. Na reconstituição minuciosa do autor, revela um aspecto fundamental da identidade de Hitler - ele era homossexual.

* não concordo com a opinião do autor

Mistura de receitas culinárias e aventuras de um pseudo-espião, tudo em ritmo frenético e as vezes bem humorado, tendo como cenário a Europa da Segunda Guerra Mundial. O autor conheceu de perto o personagm que deu origem a este livro.

Após a queda do Muro de Berlim, um ingênuo encanador alemão, abandona seu país, envolvendo-se numa intrincada rede de espionagem e terrorismo internacional que o levará `as mais inesperadas aventuras. J.M.Simmel mais uma vez consegue transformar em fascinante e fluente ficção importantes fatos que vêm mudando a face do mundo moderno.

Bela mulher e atriz de cinema, acusada de homicídio. O motivo que a levou a praticá-lo é um enigma para todos. Mostra a tragédia de uma mãe que, no auge da fama, é obrigada a suportar o mais amargo sofrimento por causa de sua filha. Nos revela também as enganadoras aparências do mundo do cinema.

- Memória e cidade -


Intambul, antiga Constantinopla, sede do Império Bizantino, pertence ao imaginário exótico do Ocidente, no livro o que se vê é um relato apaixonado e amargo da cidade. Relato passando pelos anos 50, 60, também pelas ruínas do império do séc XIX e XX(Império Otomano) e a narrativa de um Bósforo que traz a paisagem física e humana desse estreito marítimo, que adquire um grande significado simbólico.

Quase um relato de sua própria experiência como prisioneiro condenado a trabalhos forçados na Sibéria. Os sofrimentos físicos e mentais a que os detentos são submetidos, revelando a desumanização e cruel degradação que perpassa os sistemas prisionais em todos os tempos.


* nesta edição consta uma carta que 
   Dostoiévski escreve ao irmão Mikhail.

Humanista e epilético príncipe Michkin, mescla de Cristo e Dom Quixote, cuja compaixão sem limites vai se chocar com o desregramento de Rogójin e a beleza enlouquecedora de Nastácia Filippovna.

Um pai é morto pelo próprio filho. Em torno disso desenvolve-se a história. Último romance criado pelo autor, concluído pouco antes de morrer. Romance policial é apenas o ponto de partida. Concentrando em cada um dos filhos Karamázov, uma vertente humana, reflete os problemas da Rússia do séc. XIX.

Ordinov, figura central,  acalenta o sonho de ser artista na ciência, e isto já o situa na fronteira entre realidade e fantasia. Ele se vê apaixonado pela jovem Katierina, que vive um relacionamento incestuoso, paranóico e sadomasoquista com um velho bruxo. A partir daí se estabelece uma relação entre os três.

A história de um estudante e homicida perseguido pela memória de seu crime. Uma parábola da culpa e da punição.

Ela apresenta um enigma para os historiadores, que tem grande dificuldades em separar verdade e ficção em uma figura que conhecemos a partir de documentos não nos trazendo nenhuma individualidade. Sobre ela conhecemos sua luta, sua fé, e seu amor `a religião e `a França.

Uma série em quatro volumes(até agora), que apresenta a história de Alfredo 'o Grande' rei de Wessex e seus descendentes, governante do único reino inglês não invadido pelos dinamarqueses. Rei católico, saxão, luta pela independência de uma Inglaterra unida, com a ajuda de seu melhor guerreiro Uhtred.


• O último reino             
• O cavaleiro da morte    
• Os senhores do norte   
• A canção da espada      

Durante 101 dias entre janeiro e abril de 2003, como correspondente de guerra para meios de comunicação alemães, holandeses e escandinavos, Asne procurou uma história menos óbvia.

Reportou os acontecimentos antes, durante e depois dos ataques americanos e britânicos. Procurou mostrar o cotidiano sob a constante ameaça de ataques, e os novos segredos daquela terra antiga e as condições reais da vida dos iraquianos.

- retratos da Sérvia -


Um povo marcado pelos conflitos que devastaram a Iugoslávia na década de 1990 e culminaram na sua dissolução, traçando um panorama histórico que abrange desde os tempos em que a região ainda integrava o Império Otomano até o séc. XX, quando foi assolada pelos regimes tirânicos e sangrentos de Tito e Slobodan Milosevic. Território marcado pela diversidade religiosa e cultural, habitado por católicos ortodoxos e muçulmanos.

Por ter vivido com uma família afegã, no período de 2002, logo após a queda do regime talibã, a jornalista pode produzir esta narrativa, contando o universo feminino e masculino de uma sociedade islâmica fundamentalista. Preso e torturado durante o regime comunista, dos mujahedin e dos talibãs, o Sultan Khan teve sua livraria invadida e parte dos livros queimados.

Uma incrível e triste história da família Buendía na cidade imaginária de Macondo, onde se passa o romance. A estirpe de solitários para a qual não será dada "uma segunda oportunidade sobre a terra", pode ser entendida como uma autêntica enciclopédia do imaginário, narrada de modo a parecer sempre que tudo faz parte da mais banal das realidades. É preciso que se diga que a sensação de realidade que transborda do livro deve-se ainda ao fato que ele foi escrito, segundo o autor, para "dar uma saída `as experiências de que algum modo me afetaram durante a infância".

Série em 8 volumes(até agora). Dois militares americanos voltam no tempo, para a época de Jesus Cristo, e acompanham seus passos ao seu lado.


• Jerusalém
• Massada
• Saidan
• Nazaré
• Cesareia
• Hermon
• Nahum
• Jordão

- a construção da imagem pública de Luis XIV -


O funcionamento da máquina de propaganda de Luis XIV, surpreendente para o seu tempo.

Década de noventa, exilado turco, poeta, volta da Alemanha para Istambul no enterro da mãe. Segue para uma cidade na fronteira com a Geórgia(Kars), que fica isolada por causa de uma nevasca, e é nesse clima que a pequena cidade sofre uma revolução militar.

Ilha imaginária, onde faz críticas `a sociedade inglesa e européia, ao mesmo tempo em que apresenta a ilha como um lugar em que a sabedoria e a felicidade do povo decorrem de um sistema social, legal e político perfeito, guiado pela razão. Escrito na época de Henrique VIII.

Narrativa ficcional nas diversas modalidades de contos. O livro ecoa a visão dantesca, tumulto das imagens do universo e também figura o secreto nome de Deus.

Ajuda a vivenciar as qualidades especiais de cada anjo em seu íntimo. Para quem quer ficar mais perto dos anjos e conhecê-los melhor.




O que você sempre quis dizer a alguém, 
e nunca teve coragem, em forma de cartas.



Centenas de textos, sobre o que querem as 
mulheres, relacionamentos virtuais, o fim 
das paixões nos tempos modernos,
escritores, livros, neuras e muito mais.

Uma personagem comum, vivendo um momento incomum, a Segunda Guerra Mundial, na sombra do principal personagem dessa guerra, Adolf Hitler.

Livro narrado na sua maioria pelo semi-heterônimo de Fernando Pessoa, Bernardo Soares. Um conjunto de centenas de fragmentos, reflexões e devaneios.

Poemas assinados pelo heterônimo de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos.



Grande clássico da literatura francesa, escrito na época do exílio do autor, ambientado na ilha de Guernesey, no canal da Mancha, para onde se expatriou. O livro narra o embate do homem contra as forças da natureza e o poder avassalador de uma paixão.

Série em sete volumes, a história da França, em um período do séc. XIV, que começa no reinado de Felipe IV, o belo, com a execução do grão mestre da Ordem dos Cavaleiros do Templo(os templários) -Jacques de Molay- em 1314, e termina com a coroação de Felipe VI, em 1328. A maldição dessa geração de reis que não conseguiam herdeiros masculinos.


• O Rei de ferro
• A Rainha estrangulada
• Os venenos da coroa
• A lei dos Varões
• A loba da França
• A Flor-de-Lis e o Leão
• Quando um Rei perde a França

Série em três volumes, reconstrói uma história de poder, paixão e glória da rainha do Egito, amante de Júlio Cesar e de Marco Antônio, viveu um dos mais apaixonantes dramas da História Antiga. 


• A filha de Ísis
• Sob o signo de Afrodite
• O beijo da serpente




Um canto de amor `a Espanha e seus vinhos. Reúne histórias pessoais e retratos fidedignos de uma época. Plantio das uvas e a forma de tranformá-las em deliciosos vinhos.




Final do séc. XV, os horrores da Inquisição, conta a história do último judeu da Espanha, que fica órfão aos 13 anos, após presenciar o assassinato de toda sua família. 

Quem sou eu

Minha foto
A TODOS... "A todos trato muito bem sou cordial, educada, quase sensata, mas nada me dá mais prazer do que ser persona non grata expulsa do paraiso uma mulher sem juízo, que não se comove com nada cruel e refinada que não merece ir pro céu, uma vilã de novela mas bela, e até mesmo culta estranha, com tantos amigos e amada, bem vestida e respeitada aqui entre nós melhor que ser boazinha é não poder ser imitada." (Martha Medeiros)