a sinopse é retirada da orelha ou da contra capa dos livros

Ao modo de um diário, este livro reúne reflexões sobre a crise política norte americana e mundial ocasionada pelo governo de George W. Bush. Do ângulo não só mexicano e latino americano, mas também de toda a corrente mundial que luta por uma via intermediária entre a arrogância e o intervencionismo bushianos e a violência antidemocrática de todos os totalitarismos, estes escritos que vão de agosto de 2000 a junho de 2004 são a resposta de Fuentes a acontecimentos vivos e candentes.

É um relato definitivo de como e por que o presidente George W. Bush, seu conselho de guerra e os aliados, lançaram um ataque preventivo para derrubar Saddam Hussein e ocupar o Iraque. Apresenta uma narrativa detalhada e surpreendente dos bastidores de Washington, examinando as causas e consequências da mais controvertida guerra desde o Vietnã. O livro é também uma história militar que revela a evolução do planejamento ultra-secreto da guerra no Iraque; e é em parte, uma surpreendente história de espionagem ao narrar uma missão clandestina da CIA no norte do Iraque, seis meses antes do início da guerra.

Este livro reproduz uma série de entrevistas feitas com Noam Chomsky por diversos jornalistas no período de um mês que se seguiu aos atentados de 11 de setembro de 2001. Grande parte das entrevistas foi conduzida por e-mail, e muitas com jornalistas estrangeiros que falavam e escreviam o inglês como seu segundo idioma. O autor é um renomado ativista político. Seus esforços por uma democracia mais ampla são celebrados por movimentos mundiais pela paz e pela justiça social.

O autor, um dos mais afamados documentaristas e jornalistas investigativos do mundo, revela nesses quatro ensaios as engrenagens do moderno imperialismo. Conecta governos, serviços secretos e diplomatas, organizações humanitárias, multinacionais, barões da mídia e seus interesses a serviço das benesses da globalização econômica.

Imagens da dor e da guerra são hoje apresentadas diariamente pelos meios de comunicação. O que provocam exatamente? Terão perdido o poder de nos chocar? Estamos insensibilizados pelo bombardeio de imagens? Susan Sontag reflete aqui sobre o efeito das imagens de sofrimento em nossas vidas, traçando a evolução dessa iconografia desde as pinturas de Francisco de Goya (1746-1828), num percurso que passa pelas fotos dos campos de concentração nazista e pela Guerra do Vietnã, chegando até as imagens da destruição do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. Diante da dor dos outros levanta questões, mais do que as responde. Das reflexões que suscita, contudo, emerge uma certeza: a relevância dessas imagens depende, em última instância, de como nós, espectadores, as encaramos.

A bomba atômica matou milhares de pessoas na cidade japonesa de Hishima, em agosto de 1945. Um ano depois, a reportagem de John Hersey - que tomava a edição inteira da revista The New Yorker - reconstituia o dia da explosão a partir do depoimento de seis sobreviventes. Os acontecimentos ganharam uma nova amplitude depois da publicação da narrativa, que aliava o rigor da informação`a qualidade de um texto literário. Quarenta anos mais tarde, o autor voltou `a cidade, reencontrou seus entrevistados e completou o trabalho. Hiroshima permitiu que o mundo tomasse consciência do catastrófico poder de destruição das armas nucleares.

Mayada pertencia a uma das famílias de maior destaque do Iraque. Seu avô lutou ao lado de Lawrence da Árábia. Seu outro avô foi o primeiro autêntico nacionalista árabe, muito admirado por Saddam Hussein. Seu tio foi primeiro ministro do Iraque por quase quatro anos; e sua mãe ocupou um importante cargo como funcionária do governo. Na juventude, Mayada circulava entre a realeza. Quando o partido Baath, de Saddam Hussein, subiu ao poder, em 1979, não imaginava a desgraça que recairia sobre sua vida e seu querido país. Jamais poderia imaginar que se tornaria alvo da polícia secreta de Saddam. E foi exatamante em 1999 que teve início o maior psadelo de sua vida.

- entrevistas e conferências após 11 de setembro -


Em um tom informal, o linguísta e ativista político aborda a atuação dos EUA desafiando Washington a aplicar os mesmos padrões morais que demanda de inimigos ou mesmo de parceiros a suas ações na política externa: "(...)quando alguém pratica o terrorismo contra nós ou contra nossos aliados, isso é terrorismo, mas, quando nós ou nossos aliados praticamos contra outros, talvez um terrorismo muito pior, isso não é terrorismo, é antiterrorismo ou guerra justa", alerta.

Escrito com uma emocionada mescla de poesia e prosa por uma autora estreante de então 15 anos, o livro oferece um retrato particularíssimo de um grupo de amigos, criados em um território conflagrado, sem conhecer outro mundo senão a guerra. Conduz o leitor aos corações e mentes de jovens imersos na luta pela independência palestina, proporcionando impressionantes insights sobre o conflito do Oriente Médio. Com eloquência e sensibilidade, a autora apresenta o cotidiano e a experiência dos que vivem a intifada e traz`a luz as incontáveis histórias e imagens expostas na mídia sobre o conflito árabe-israelense.

- a recolonização do Iraque -

Este livro combina história iraquiana e árabe com a política mundial. Sem conhecer o passado é impossível entender o que acontece hoje, e a história é apresentada aqui como um alerta tanto para quem ocupa quanto para quem resiste. Gerado pelo império Britânico, o Iraque moderno nasceu e foi batizado pelos vitoriosos da Primeira Guerra Mundial, em 1920, depois do desmembramento do Império turco-otomano. Parte do território do país ocupa hoje a área do que era a Mesopotâmia, cuja capital, a Babilônia, tornou-se o centro de notáveis civilizações da Antiguidade.

Em um restaurante lotado de Tel-Aviv, uma mulher faz explodir a bomba que carrega escondida sob as pregas de um falso vestido de gravidez. Durante todo o dia, Amim, cirurgião de origem árabe, opera incansavelmente as vítimas desse atentado atroz. Mais tarde, é despertado em seu repouso e retorna ao hospital para reconhecer o corpo mutilado de sua esposa que apresenta sofrimentos daqueles que carregam bombas amarradas ao corpo. Somente a audácia rara dos grandes criadores para abordar um tema tão intenso e tão atual. Neste romance extraordinário, descobrimos a generosidade de um escritor que não vê limites para seu imaginário e seu humanismo.

- imagem e realidade do conflito -


O livro desmascara as origens das representações acadêmicas e sociais que permeiam as raízes deste confronto. Ressalta o sionismo político e o trabalhista. "O método deste livro é rebater estudos influentes ou consagrados apontando idéias sistemáticamente preconcebidas" ,  explica o autor para denunciar mitos construídos pelos historiadores revisionistas.

- e os grandes mentirosos que as contam -


O livro investiga a retórica da direita americana e coloca políticos, autoridades e personalidades frente a frente com suas próprias palavras, contrapondo os discursos oficiais e as repercussões na mídia acerca de temas como terrorismo, campanha presidencial, patriotismo e desenvolvimento dos EUA. Além disso,  e talvez mais importante para os leitores conservadores, tudo é feito de uma maneira incrivelmente divertida. As aguçadas análises de Franken são conduzidas com muito bom humor até o seu cristalino ponto de vista. 

- o poder econômico e o jogo de interesses por trás das relações internacionais -


Quem colaborou com Hitler a partir dos EUA?
Que relação houve entre o clã Bush e o clã Bin Laden?
Quem dirige os meios de comunicação?
Quem enviou os envelopes de antraz?
Existe um plano secreto de domínio global?
Arrepiante, revelador, solidamente fundamentado, Hitler ganhou a guerra, levará seus leitores a descobrir conexões antes impensadas entre os fatos do passado e os do presente. Mais ainda, a partir das suas premissas, as notícias diárias vão adquirir uma dimensão nova: a sensação de despertar de um longo sono.


Durante muitos séculos o mundo do islã esteve na vanguarda do progresso humano - predomínio militar e econômico, soberania nas artes e nas ciências da civilização. A Europa cristã, uma região longínqua, era vista como uma região sombria, habitada por bárbaros e pelos infiéis,dos quais nada havia a aprender nem temer. Mais tarde tudo mudou: o antes desprezado Ocidente foi conquistando vitória após vitória, primeiro no campo da batalha e no comércio e depois em quase todos os aspectos da vida pública, e até privada. Neste livro revelador, o autor examina a atônita reação do islã em seu esforço para compreender porque as coisas haviam mudado, como ele fora superado, ofuscado e, cada vez mais, dominado pelo Ocidente.

- sangue por petróleo e a Junta Cheney•Bush -


De que informações dispunham os serviços secretos dos EUA antes dos atentados de 11 de setembro? Teria havido conivência de agentes do poder, em Washington, que buscavam um pretexto para estender ações militares a boa parte do mundo? Que interesses estão por trás da nova doutrina americana do ataque preventino? Com essas e outras perguntas, o escritor americano retoma e aprofunda as severas críticas que vem fazendo`a política de seu país.

Os autores mostram nesta obra as mentiras, a corrupção e os crimes da poderosa elite norte americana - uma elite apoiada pelos grandes conglomerados da mídia. O objetivo é "chegar aonde o silêncio está, dar voz a maioria silenciosa". Viajando por todo o país, a autora gosta de citar Margaret Mead: "Nunca duvide de que um pequeno grupo de cabeças pensantes e comprometidas pode mudar o mundo. De fato, é a única coisa que pode." Este livro, essencialmente informativo, habilita as pessoas a agirem conforme o princípio supracitado.

Nesse livro sobrou para os barões corporativos que embolsaram milhões com o seus bem remunerados empregos, para os legisladores que arrebentaram com as liberdades civis em nome da "segurança nacional" e até para aquele nosso cunhado(sim todos nós temos um) que acha que está bem de vida, acha que isso se deve aos conservadores, e acha que tem de encher o seu saco com sua conversa equivocada no almoço em família.

 O livro traz as cartas publicadas pela primeira vez de soldados que continuaram o combate mesmo depois de ter terminado a guerra no Iraque, e revelam de maneira comovente, as verdadeiras mentes e corações dos que arriscam suas vidas para "proteger os compatriotas" e "cumprir o dever" engajados na "guerra contra o terror", propagada de forma tão alarmante pelo presidente George W. Bush. As cartas expressam angústias e frustrações, dores e lágrimas, esperanças e orações, revelando um lado da história que não foi mostrado em nenhum outro lugar.

- uma nação de idiotas -


O livro tem na mira as contravenções de colarinho branco, logo de saída contando como se maquinou a falcatrua que levaria o perdedor`a presidência. Depois, dá-nos a radiografia de quem é quem na gang de que se apossou do governo dos EUA. E muito mais: eis Michael Moore em sua melhor forma, esgrimindo com desassombro a arma que elegeu - o riso.

Disseca com todo rigor a propaganda oficial, provando a ilegitimidade da guerra que se pretende mover contra o Iraque e demonstrando que não há provas de que o país possua armas químicas ou biológicas e de que esteja envolvido com o 11  de setembro e o terrorismo internacional. Fornece também evidências de que os EUA rejeitaram uma proposta do Talibã de extraditar Osama bin Laden e de que o trabalho dos inspetores de armas da ONU foi deliberadamente sabotado pelo governo norte americano. Testemunhos de parentes das vítimas de 11 de setembro, aqui registrados de modo comovente, e atentar para os alertas sobre a possibilidade de a guerra colocar o mundo numa recessão. Brilhante, persuasivo e fluente, este livro é uma leitura essencial para todos que prezam a paz e a verdadeira democracia.

Este livro não faz parte de uma campanha contra os Estados Unidos. É uma chamada`a moderação e `a paz. Escrito por um jornalista cuja irmã estava no World Trade Center na manhã de 11 de setembro de 2001, o autor adverte que sem um auto exame os americanos correm o risco de ver mais terrorismo em seu território. O livro propõe uma reavaliação, alinhando-se com a escritora Susan Sotag que, depois dos atentados, questionou: "Quem duvida que a América é forte? Mas isso não é tudo o que a América deve ser."

- cruzadas, jihads e modernidade -

Conjugando história, literatura, política e memórias com verdadeiras aulas de política internacional, o autor analisa os antecedentes aos atentados de 11 de setembro, enquanto questiona a cultura conformista do nosso tempo, mostrando como a "guerra contra o terror" é um choque de fundamentalismos: o religioso X imperial. Cada um destes marcado por características conhecidas há muito tempo - o uso do poder militar desproporcional de um lado e um fanatismo cuidadosamente denunciado pelo seu oposto. Na obra também explica o Islã, suas origens, sua história, sua cultura, sua riqueza, seu radicalismo, as raízes de suas divisões.

Pedro de Bragança e Bourbon, chegou ao Brasil aos nove anos de idade, quando a família real fugiu da invasão de Portugal pelo exército napoleônico. Cresceu solto, preferindo o convívio dos serviçais e as artes equestres ao estudo. Era impulsivo, desconfiado, mesquinho, desonesto, vingativo e volúvel, traiu amigos fiéis e foi implacável com os inimigos. Teve dezoito filhos com duas esposas e cinco amantes, foi cruel com sua primeira esposa, a imperatriz Leopoldina. No entanto, enfrentou as Cortes lusitanas, proclamou a Independência, combateu os portugueses na Bahia e garantiu a unidade do Império. Destronado no Brasil, voltou`a Europa formou um exército, invadiu Portugal, decidido a recuperar o trono para sua primogênita. No fim de uma guerra de três anos, entrou triunfante em Lisboa. Morreu com 36 anos, no mesmo quarto em que nasceu. D. Pedro foi herói no Brasil e em Portugal, como demonstra a autora, um herói sem nenhum caráter.

- o português brasileiro -


Inúmeros ensaios e trabalhos biográficos foram escritos sobre o homem que, contrariando toda a lógica aparente, sendo herdeiro do trono de Portugal pôs-se`a frente do movimento de Independência do Brasil, separando-o do Reino Unido. Este livro é um desapaixonado relato dos variadíssimos aspectos de sua personalidade, virtudes e defeitos, evidenciando as características que determinaram sua conduta nos fatos históricos dos quais foi a figura central.

- gênero e poder do século XIX -


Durante todo o século XIX, apenas 9 mulheres estiveram no comando político de nações. Entre elas encontrava-se uma brasileira. D. Isabel Cristina Leopoldina de Bragança, a princesa imperial e legítima herdeira do trono de D. Pedro II. Regente por três vezes, na última, assinou a lei que libertaria definitivamente os escravos. Reunindo documentação inédita e fato material iconográfico, obtido por meio da própria família imperial, este volume não é apenas uma leitura interessante e agradável, mas ainda um livro fundamental a todos aqueles que se interessam pelo Brasil imperial.

Como se fosse um romance de cavalaria, esta verdadeira História de um príncipe reúne todos os episódios mais vibrantes da vida e dos tempos de Dom João de Orléans e Bragança, legítimo descendente dos reis e santos guerreiros europeus, dando conta do fim do império brasileiro, do exílio dos nobres e de seu lento regresso`a terra pátria, revivendo os antigos e novos tempos de Sua Alteza entre arriscadas aventuras como piloto da força aérea brasileira e passagens de encantamento e sobrenatural, sem esquecer das nobres e formosas damas que lhe dedicaram afeto e cortesia. Neto da Princesa Isabel do Brasil.

Por trás das longas barbas brancas e dos olhos azuis, a figura majestática de D. Pedro II ocultava um homem tímido e contraditório, oprimido pelo próprio poder e nem sempre capaz de conter suas paixões. Educado desde o berço como herdeiro do Império do Brasil, ele passou a vida tentando se ajustar aos protocolos do governante perfeito, invariavelmente equilibrado, austero e inflexível. E fez de tudo para não se desviar dessa imagem ao longo dos 49 anos em que ocupou o trono, de 1840 até 1889. Mas no fundo D. Pedro de Alcântara detestava cada vez mais as solenidades públicas, e no final da existência viveu o exercício do poder como um fardo. Quando o movimento republicano começou a ameaçar seu regime, ele declarou: "Se os brasileiros não me quiserem para seu imperador, irei ser professor". Talvez fosse esse o desejo mais íntimo de um monarca amante das ciências e das letras.

- traição e loucura na família imperial -



Este livro traça um rico painel das últimas décadas do séc. XIX, no Brasil. A escritora expõe a intimidade da família imperial brasileira, consumida por intrigas, traições e uma profunda melancolia, ao nos revelar um personagem fascinante e trágico - D. Pedro III.

- a fascinante história de Dom Sebastião -


Por mais de meio século Portugal foi o país mais rico e poderoso do planeta. De um extremo ao outro da Terra, do Brasil ao Japão, passando pelas costas da África, do subcontinente Indiano e do Sudeste Asiático, os portugueses ditavam os destinos de meio mundo. O apogeu havia chegado rápido para a brava gente lusitana. Mais rapidamente ainda, veio a decadência. O que teria acontecido? É o que você vai descobrir aqui. Todos os personagens que permeiam o romance atuaram no palco da História, nas circunstâncias descritas. O que o autor fez foi emprestar a cada um deles vida nova e personalidade.

René Duguay-Trouin, corsário francês nos tempos de Luis XIV, senhor das águas e das tempestades, arauto do medo e do terror em guerras quando o mundo era outro, é um dos protagonistas desta história. Transfigurado em herói e imortalizado em estátua, narra suas aventuras com a habilidade de um bailarino. O sequestro da cidade do Rio de Janeiro. O encontro de Dugay-Truin e a Mui Leal e Heróica cidade de São Sebastião de Rio de Janeiro, se dá em 1711.

O horizonte está tomado por mais de sessenta barcos. Balas de canhão desabam sobre a praia de Olinda, Pernambuco. O ano é de 1630 e os audaciosos holandeses estão prestes a invadir as terras brasileiras....assim começa o livro. A moura - nome pela qual os negros eram conhecidos pelos holandeses - é uma escrava capturada por um navio holandês em 1625 que se vê separada do marido e do filho. A escrava Halima, destemida e arrojada, vence situações aterradoras e aprende a língua e a cultura de seus dominadores. O leitor, também acompanha em por menores a busca que a protagonista inicia por sua família.

- na corte do Brasil -


A história do período do reinado de D.João VI, no Brasil e em Portugal, é inseparável da trajetória de sua mais importante personagem feminina: a princesa Carlota Joaquina de Bourbon e Bragança. Nascida na corte espanhola, filha dos reis Carlos IV e Maria Luisa, a infanta trocou, logo cedo, a festiva e culturalmente dinâmica sociedade de seu país pela sombria e conservadora corte portuguesa, ainda sob os auspícios da severa rainha Maria I. Ela mostrou-se hábil negociadora política, desempenhando importante papel na crise entre as coroas ibéricas e, posteriormente, no processo revolucionário que culminou com a desintegração do império espanhol na América. Mas no imaginário popular fixou-se a figura de uma mulher vulgar, ambiciosa, perversa, inculta, transgressora de todas as normas morais e éticas inerentes`as mulheres da nobreza de seu tempo. Neste livro a autora procura estilhaçar o bloco monolítico que forma essa imagem pública de Carlota Joaquina.

- romance baseado na vida de D. Leopoldina -




O mais gratificante neste romance, é que enquanto o leitor é conquistado pela história da paixão de Leopoldina por Pedro, é também convidado a caminhar e cavalgar pelas ruas e becos do Rio, num passeio nostálgico pela capital do império no momento em que política, ciúme e traição conviviam lado a lado.

O autor diz que sua conclusão pessoal é a de que O Código Da Vinci é uma fascinante e bem elaborada obra de ficção, construída do começo ao fim, com interessantes partículas de fatos pouco conhecidos e provocações estimulantes, mesmo que fortemente especulativas. Seu máximo valor se expressa quando lido como livro de idéias e metáforas, que ajuda o leitor a refletir sobre sua própria filosofia, sua cosmologia, suas crenças religiosas e suas críticas. E aqui no seu livro Burstein, põe um ponto final nessa questão: distingue o que é fato, o que são especulações baseadas em dados relevantes e o que é ficção naquele romance.

Este livro ajudará você a entender as motivações que se escondem por trás dos códigos.Diz o autor que seu livro nada tem a ver com o fato de ele ser protestante ou católico, pois está lidando com informações históricas.

- os fatos por trás da ficção -


Organizado em um formato simples, de A a Z, dá respostas estonteantes para perguntas como:
- a sociedade secreta Priorado de Sião realmente existe?
- por que se acreditava que a Razão de Ouro revelava a mão de Deus?
- quais as mais recentes teorias a respeito da verdadeira natureza do Santo Graal?
O livro é uma fonte inestimável para todos os interessados na extraordinária verdade por trás da lenda do Santo Graal.

O autor apenas relata os fatos conhecidos, o bjetivo é tentar separar a realidade da ficção, o que considera uma tarefa um tanto difícil. Um fator destacado pelo autor, o cristianismo tem sido incapaz de fornecer qualquer prova convincente do quanto quer  que seus seguidores acreditem e, há mais de um século, tem se defendido de uma grande variedade de descobertas científicas que gostariam que desaparecesse. Agora a Igreja mais uma vez encontra-se encarando questões difíceis, desta vez por causa de um romance considerado best seller. Conheça a realidade da organização paralela católica Opus Dei, os duros fatos acerca da linhagem de Cristo e do rei Davi...e muito mais.

As alegações específicas de O Código Da Vinci servem neste livro a um propósito maior. Examiná-las nos dá uma oportunidade de rever os ensinamentos cristãos básicos sobre a identidade e o mistério de Jesus, a história da Igreja primitiva, o papel das mulheres na religião e a ligação entre a fé apostólica e a nossa fé atual, uma oportunidade para desenvolver sua compreensão das raízes históricas da autêntica fé cristã.



* explicação por um olhar cristão

Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz`a tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é Jaccques Sauniere, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros: Leonardo Da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer Sauniere consegue deixar uma mensagem cifrada, que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu e Robert Langdon, um famoso professor de Harward, podem desvendar.

A primeira aventura de Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harward, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. O professor é chamado as pressas`as vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Correndo contra o tempo, Langdon junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana, entram numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati (uma poderosa fraternidade considerada extinta há 400 anos), um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião.

O autor mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. A NSA investiu `as escondidas numa arma revolucionária para combater a ação de grupos terroristas na área da informática, o super computador TRANSLTR. Quando o infalível computador é paralisado por um misterioso código, é então chamada a chefe do Departamento de Criptografia, a matemática Susan Fletcher, para investigar, e descobre que a NSA se tornou refém do gênio da computação, demitido da agência por discordar da sua política de desrespeito aos direitos civis, mas quando este morre misteriosamente antes de cumprir as ameaças, começa uma corrida desesperada a procura de um anel deixado que pode conter a chave do código, onde entra David Becker, um especialista em idiomas, namorado de Rachel.

Quando um novo satélite da NASA encontra um estranho objeto escondido nas profundezas do Ártico. O peso dessa revelação acarreta séries implicações para a política espacial norte americana e, sobretudo, para a eminente eleição presidencial. A Casa Branca envia a analista de inteligência Rachel Sexton para a desolada geleira Milne, acompanhada por uma equipe de especialistas, incluindo o carismático pesquisador Michael Tolland, Rachel se depara com indícios de uma fraude científica que ameaça abalar o planeta.

O livro explica que a definição Santo Graal apareceu pela primeira vez na Idade Média, como um conceito literário, baseado em uma série de erros de interpretação por parte de escrivães. No decorrer das páginas são desvendados os mistérios da origem histórica e do ambiente de Jesus, para que sejam compreendidos os fatos de seu casamento e sua paternidade. Esse relato extraordinário da linhagem messiânica é baseado em arquivos suprimidos e da realeza.

Quem eram os Templários? Quem ou o quê estava atrás de seu poder? O que causou a sua ruína? Após uma narrativa que incorpora a história das cruzadas e descreve muitos dos personagens que delas participaram e seus vínculos com os templários, o autor examina a reputação póstuma da Ordem e chama a atenção para pertinentes paralelos entre o presente e o passado.

O escriba Ary Cohen está mergulhado no coração de um dos mais extraordinários enigmas da História, que une, no decorrer dos séculos, os essênios, os templários e a seita dos Assassinos. Ele é chamado pelo serviço secreto israelense para ajudar a desvendar o brutal assassinato de um arqueólogo, em pleno deserto da Judéia. A partir daí, percorremos Israel, Paris, Portugal, em meio a uma sequência de crimes, mistérios seculares e uma aula de história e religião.

- uma cidade, três religiões -


Cultuada por abrigar o Templo consagrado por Salomão, a rocha da qual Maomé ascendeu aos céus e o túmulo de Cristo, seu papel religioso atravessa os séculos para torná-la, nos tempos modernos, um turbulento entrave político a ameaçar permanentemente a região. Mas quando tudo começou? quem chegou primeiro? o que leva mesmo não crentes judeus ou árabes a sentir-se possessivos em relação`a cidade? para responder a essas perguntas que a autora, mergulhou no passado  mais remoto de Jerusalém e procedeu a minuciosa investigação de um período de mais de 5 mil anos.

Por que esta foi a cidade escolhida por Deus para ali fazer construir a sua morada? A resposta pode se encontrar num manuscrito perdido, de mais de dois milhões de anos. Para desvendar os mistérios contido no rolo de Ta'amrés, um escritor apaixonado por Jerusalém junta-se a um jovem repórter. Eles terão que voltar ao passado, a algumas das mais fascinantes passagens das escrituras, para solucionarem os mistérios do presente, nessa busca vão se deparar com mafiosos e terroristas. 

- a 13ª tribo e as origens do judaísmo moderno -


Apoiado em pesquisa de grande precisão, o autor apresenta a quase desconhecida e intrigante história dos khazares. Povo descendente de tribos turcomanas e de outros povos bárbaros como os vikings, e convertido ao judaísmo no séc. VIII, formou um poderoso império, cujos limites eram as montanhas do Cáucaso e o rio Volga, e os mares Negro e Cáspio, com importante hegemonia territorial e política até o séc. X.

Envolto em mistérios que nem mesmo a Ciência conseguiu ainda desvendar inteiramente, o Santo Sudário - lençol com rosto, corpo e marcas da flagelação de Jesus impressas em tecido - sempre atraiu sentimentos como descrença, veneração, mas nunca indiferença. Neste livro o autor reúne os fatos mais significativos envolvendo o Manto Sagrado, considerados, no mínimo, misteriosos pelos cronistas da época, mas convenientemente mantidos sob reserva pela Igreja.

É a história de como um manuscrito pouco conhecido de uma Loja Maçônica em Orcadas tornou-se um dos documentos históricos mais importantes da Idade-Média. Trazido pela misteriosa e condecorada Ordem dos Cavaleiros Templários, a imensa significância desse pergaminho surgiu apenas recentemente. A proposta do autor é demonstrar como a antiga heresia gnóstica da visão pessoal de Deus veio, com os Cavaleiros Templários, com os cátaros e com os romances medievais do Graal, para dentro dos primeiros movimentos maçônicos, que agora tem milhares de seguidores.

O Santo Graal até hoje inspira muitas obras primas da literatura, dessa vez o autor  transporta a saga de sua busca para o séc. XIV, em plena Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França. O Herege é o terceiro volume da trilogia 'A busca do Graal', que tem o Andarilho e o Arqueiro.

- Maçônaria, Vênus e a chave secreta para a revelação da vida de Jesus -


Quando os autores maçons, decidiram pesquisar as origens dos velhos rituais de sua Ordem, não esperavam se envolver com a Astronomia pré-histórica, nem emaranhar-se no desenvolvimento do cristianismo. A obra traz novas e explosivas evidências desenhadas pelas últimas descobertas arqueológicas, pela Biblia e por antigas versões dos rituais maçônicos.


- a mulher do vaso de alabastro -


Uma extraordinária interpretação do fascinante mistério em torno dessa figura bíblica, reforçando a teoria de outros estudiosos: ela era a esposa de Jesus, a mulher que se ajoelhou diante dele com o vaso de alabastro do qual retirou o precioso bálsamo para ungir-lhe os pés. Madalena sugere a autora, é o Santo Graal, o oculto cálice sagrado que guardava a linhagem de Jesus, a filha que ela levava no ventre quando fugiu de Israel após a crucificação do marido. Este livro foi um dos que inspiraram O Código Da Vinci. Depois de ler O Santo Graal e a linhagem sagrada, preparou-se  para refutá-lo, em vez disso encontrou novas e indiscutíveis evidências da existência da esposa de Jesus.

- a mulher que amou Jesus -


Mas quem teria sido de fato esta mulher? uma prostituta, uma divindade feminina, uma liderança da igreja, ou tudo isso? Essa mulher que continua provocando controvérsias, curiosidade e veneração. Este livro recria com vigor a história de Madalena e sua época, nos primeiros anos do primeiro milênio cristão. Começa com sua infância e adolescência de uma menina comum, seus sonhos, suas visões seu erotismo, seu encontro com Jesus e termina de forma dramática, com a descrição de uma impressionante transformação espiritual.

Este livro desvenda em detalhes e de forma absolutamente estimuladora e empolgante o universo em que se baseia a trama de Anjos e Demônios de Dan Brown. Com a colaboração de um time de especialistas de primeira linha, eles possibilitam ao leitor separar fatos de ficção em um mundo que envolve Papas, conspirações, mensagens escondidas em obras de arte e sociedades secretas como os Iluminatti, os Hassasins e os maçons.

No início da nossa pesquisa não sabíamos exatamente o que estávamos procurando ou, naquele contexto, o que estávamos vendo. Tentávamos simplesmente encontrar uma explicação para um pequeno e curioso enigma do séc. XIX. Pensávamos que nossa investigação poderia iluminar certos aspectos da história do Ocidente, mas de forma alguma implicaria reescrevê-la. Nunca imaginamos desafiar o mais básico dos dogmas do cristianismo. Uma exaustiva consideração do material bíblico nos convenceu de que nossa conclusão não era apenas confiável, mas muito provável. A trama parte de um acontecimento perfeitamente documentado no fim do séc. XIX: a descoberta, pelo padre Bérenger Sauniere, nas fundações da igreja de Rennes-le-Château, no sul da França, de alguma coisa que lhe conferiu grande poder sobre seus superiores e acesso a círculos restritos da nobreza européia.

Cada uma a seu modo, todas as religiões exaltam a compaixão e a fraternidade universal, a sinceridade e a honestidade, a humildade e a mansidão, valores incontestáveis que ninguém quer ver desaparecer. Ao mesmo tempo, lançamos um olhar para o mundo e vemos que não é nada disso o que acontece, há embates entre religiões em todo lado. O universo da religião foi sempre complexo, contraditório e conflitivo. Este livro investiga todas as formas de religiosidade, expondo suas semelhanças e diferenças. Mostra a distinção entre cristianismo católico e cristianismo das igrejas ortodoxas orientais e o das muitas denominações protestantes, os deuses africanos, define e contextualiza o judaísmo, o islamismo, o espiritismo. Ensina o que é hinduísmo, budismo, taoísmo, confucionismo e xintoísmo. Na versão brasileira traz ainda um apêndice sobre religiões no Brasil.

Um idioma mantido em segredo durante milhares de anos é o pano de fundo desse livro, sobre duas chinesas cujas vidas são marcadas pela amizade e pelo amor que as unem. Esta história se passa na China do séc. XIX, quando as mulheres tinham que se submeter`a antiga tradição de bandagem dos pés para reduzir-lhes o tamanho e torná-las melhores partidos. Mulheres iletradas, isoladas do mundo, não era apropriado que pensassem, tivessem vontade própria ou demonstrassem emoções. No entanto algumas delas falavam uma língua secreta entre si(nu shu), a única escrita utilizada exclusivamente por mulheres que se tem notícia na história.

A influência da obra de Galileu sobre o pensamento do Ocidente é tão vasta e ramificada que seu alcance não pode ser precisado. Ele não descobriu o heliocentrismo, mas foi quem o justificou matematicamente, não inventou a luneta, mas, após inteirar-se  de sua existência desenvolveu um novo protótipo, que deu origem ao telescópio. A grandiosidade de sua obra tem o mérito incrível de se ter consolidado num tempo em que o cálculo avançado ainda estava por ser desenvolvido.

Para o autor Napoleão foi o maior homem que surgiu no mundo depois de Cesar, e também o mais surpreendente depois de Alexandre. Em toda a sua obra, não há um livro que deixe de fazer referência direta ou indireta ao imperador. Portanto uma biografia de Napoleão feita com paixão.

- uma biografia literária -


Depois de traçar um breve panorama da situação política da Córsega e da Europa durante a infância de Napoleão, o autor acompanha sua épica trajetória, da fulminante carreira militar rumo ao generalato até o final dramático num rochedo no meio do Atlântico.

- Champollion, Napoleão e o mistério da Pedra de Roseta -


A solução do enigma da Pedra de Roseta foi uma das maiores façanhas intelectuais de todos os tempos, revelando os segredos milenares da antiga civilização do Egito. Este livro narra a verdadeira história de como as vidas de dois gênios; Napoleão e o linguista Champollion, obcecados pelo Egito; convergiram para uma conquista que revolucionou nosso entendimento do passado.



A pedra preciosa mais cobiçada do mundo - o diamante Sancy - e sua história de seis séculos, que começa na Índia, abre caminhos através de  3 continentes, passando por alguns dos eventos mais espetaculares da história européia.

Miles Lord, um advogado com grande interesse pela história russa, foi convocado a Moscou para presenciar um momento histórico: após a queda do comunismo e a sucessão de governos frágeis, o povo decide restaurar a monarquia. Miles será o responsável por devassar o passado de um dos candidatos, descendente de Nicolau II (último czar da Rússia). Um atentado contra o advogado revela interesses escusos na disputa pelo poder real. Agora a única pista é uma mensagem criptografada e deixada por Rasputin.

O Vaticano abriga tesouros inestimáveis, muito bem guardados ao longo dos séculos. Um deles é mantido sob forte proteção, em uma pequena sala ao norte da capela Sistina. Michael St. Pierre, exímio trapaceiro, consegue transpor o esquema de segurança e se apodera do valioso tesouro, apenas não imaginava que a partir de então sua vida correria enorme risco.

Transmitido ao longo dos tempos, ocultado, perdido, roubado e comprado por grandes somas de dinheiro, esse segredo secular foi compreendido por alguns dos maiores gênios da História: Platão, Galileu, Beethoven, Edison, Einstein e outros, agora O Segredo está sendo revelado ao mundo.

- a última rainha da França -


A vida junto a família em Viena, o casamento em Versalhes, a corte francesa, o tédio, a hipocrisia, a solidão, os grandes aliados e o inimigos implacáveis, divertimentos extravagantes, escândalos, intrigas, paixões fulminantes, rebeliões camponesas, a queda da Bastilha, o ataque a Versalhes, a multidão enfurecida em Paris, a fuga, o encarceramento......a guilhotina. Uma das mais intrigante personagem da história da humanidade.

1670 a Inglaterra arrasada pela guerra civil, tenta se recuperar. Enquanto isso, nos bastidores do poder, Alice Verney aparece como protagonista da história, já tinha sido dama de honra da rainha Catarina, agora serve a belíssima princesa Henriette (irmã do rei Charles II da Inglaterra, e mulher do príncipe Philippe, irmão de Luis XIV rei da França). Um romance sobre o poder, a luxúria e os labirintos da corte inglesa do séc. XVII.

Espanha 1792. A Inquisição renasce ainda mais violenta: tem a missão de conter os ventos laicos que começam a soprar da França revolucionária. Francisco de Goya, pintor consagrado, se envolve no drama da captura da bela Inés Bilbatua pelo Santo Ofício, que dias antes de sua captura, posara para o escritor. Numa trama repleta de surpresas e reviravoltas, a vida dos personagens se mescla`a História. Época da Inquisição, Revolução Francesa, ascensão e queda de Napoleão e a revolta na Espanha contra a ocupação francesa.

- primas, rivais, rainhas -


É a primeira biografia sobre o relacionamento fatal entre Elizabeth I da Inglaterra e Mary da Escócia. Foi essa relação que determinou as circunstâncias não apenas das vidas dessas duas mulheres como também marcou a rivalidade entre duas grandes dinastias: os Tudor e os Stuart. No centro dessa disputa, um troféu inigualável - o trono da Inglaterra.

- senhora da França -


Amante do rei Luis XV, uma das mulheres mais encantadoras, poderosas e temidas da História Mundial. O livro mostra: de sua origem modesta, até seu reinado como a incontestável senhora de Versalhes. A trajetória de uma mulher que se fez sozinha e cuja assombrosa ascensão confundiu os mais experientes e sofisticados de seus contemporâneos.


Foram 64 anos de reinado de 1837 a 1901, subindo ao trono com apenas 18 anos, o mais longo da história do país, sinônimo de uma era. A era vitoriana foi um marco para industrialização, expansão econômica, novos padrões para o desenvolvimento urbano, invenção da fotografia, desenvolvimento artístico e tecnológico, mas foi a era também que levou o escritor Oscar Wilde`a prisão, a grande fome e a ocupação britânica no Egito. Uma mulher contrária a emancipação feminina, batizando uma idade simbolizada por progresso e conservadorismo.

Filipe II (1527-1598) católico, governou o mais vasto império do seu tempo, conhecido como Príncipe do Renascimento, rei da Contra-Reforma, e também por sua crueldade e favorecimento`a Inquisição. Este livro mostra novas luzes a variados aspectos da vida privada do monarca.

Esta nova edição das obras de Quintana não se limita`a mudança do projeto gráfico. Ela recupera a forma original dos primeiros livros, na sequência em que foram publicados, e seu texto é rigorosamente estabelecido por especialistas na obra do poeta gaúcho. Agora em versão definitiva. Poeta do velhos costumes e modos de viver, como se sonhasse com um lugar mais acolhedor e mais provinciano.

Ficção e realidade, leva o leitor a participar de uma série de encontros que não aconteceram na vida real, mas que expõem visões filosóficas, discussões sobre psicanálise e sobre as dores da alma. Cem anos depois de sua morte Nietzsche é o principal personagem deste romance sobre o nascimento da psicanálise.



Uma história fascinante de intriga internacional, suspense, cobiça e morte. Fatos secretos da Segunda Guerra Mundial e os porões do Terceiro Reich de Hitler, informações em meio a uma história de ação e acontecimentos reais que se perderam em meio aos arquivos secretos dos aliados.

- o ano que a China descobriu o mundo -


Uma notável viagem de descoberta que nos fará enxergar a História sob uma nova perspectiva, obrigando-nos a rever o conhecimento da exploração do mundo comumente aceito há séculos. 

Depois de ser destruído pelos nazistas, um ícone religioso reaparece no Museu de Nova Iorque, causando intrigas, perseguições e mortes. Todos os personagens: um representante da Igreja Ortodoxa Grega, um "investidor" russo, um gângster a beira da morte, um nazista que escapou dos tribunais de guerra por 60 anos, desejam possuir essa imagem, e todos estão conectados de alguma forma aos eventos que ocorreram  em um pequeno vilarejo grego durante a 2ª Guerra Mundial. A resposta está em descobrir o que realmente aconteceu naquela cidadezinha grega, 60 anos atrás.

- a história da primeira grande família do crime -



A Igreja Católica estava  em um tumulto, homens de alta posição na Igreja, proibidos de casar, visitavam cortesãs e tinham muitas amantes; subornos eram oferecidos e recebidos; e o clero pronto a aceitar dinheiro para fazer dispensas da lei e redigir bulas papais com perdão para os crimes mais terríveis. Dinheiro podia comprar igrejas, padres, inocência e até mesmo o perdão de Deus. Essa época era o Renascimento, a época do cardeal Rodrigo Bórgia e sua família, futuro Papa Alexandre VI, fim do séc. XV.


A vibrante Sancha de Aragão(princesa de Nápoles) chega a Roma no final do séc. XV, recém casada com um membro da família dos Bórgias. Cercada pela opulência e a corrupção política da cidade, faz amizade com a cunhada, Lucrécia Bórgia, que o ciúme é tão lendário quanto seu poder de sedução. Com detalhes históricos e criação literária, o livro é cheio de conspirações, intrigas sexuais e lealdade.

- a saga de Dublin - épico em dois volumes


Um povo que construiu sua história com o sangue de batalhas, uma jornada de onze séculos.
O retrato arrebatador e cuidadosamente reconstruído de uma nação.


Análise de líderes que foram qualificados de loucos, a natureza da demência e seu efeito sobre a história dos países. De Calígula a Saddam, mostra como a atmosfera de uma corte real, repleta de intrigas pode fornecer um ambiente apropriado para um colapso mental. Como a pressão política alimenta as condições para a investida da loucura.

Idade Média, o autor nos leva a uma farsa erudita, passada entre 1152 e 1204, a aventura de um jovem camponês, Baudolino, que é adotado pelo Imperador Frederico I, o 'Barba Ruiva'. Mistura história e fantasia, com muito humor. Inclui uma expedição a um reino do Oriente governado por um líder católico, lendas do Santo Graal, as tribos perdidas de Israel, o Santo Sudário, e até uma homenagem`a construção de Alexandria, cidade natal do autor, no Piemonte. Como historiador as avessas, favorecido pela intimadade com o poder, com diversos idiomas e extraordinária ambição, Baudolino é uma máquina de invenções, suas aventuras se transformam numa mentira coletiva que se torna a própria história de um tempo.

Um professor judeu, estudioso da história dos árabes e habituado a escavar no passado as raízes de conflitos atuais, tenta desenterrar dos destroços do casamento do filho as causas de sua própria tragédia, que o impede de progredir no trabalho e de concretizar suas ambições pessoais. 

A história se passa em Israel nos anos 90.

Esse livro nos conta a mesma história que vem sendo contada há tantos séculos. A mesma se tiver em vista tão só os personagens e os sucessos da fábula. O cognome de Filho do Homem, adquire uma plenitude de sentido que o leitor não terá dificuldade em compreender se atentar o que acontece com o carpinteiro José, para o pedido de Cristo a Judas pouco antes de ser crucificado, e para as últimas palavras que diz com os olhos voltados para o céu.

Um sossegado professor de história, se vê reproduzido, como em um espelho, no ator secundário de um filme. Neste livro há a perda da identidade, para que o autor toque num dos aspectos mais desumanos da sociedade global, que em sua ânsia uniformizadora, dissolve as singularidades numa cultura pretensamente universal.

A morte suspendeu suas atividades no país. Ano Novo, vida eterna, porque desde 1º de janeiro ninguém mais morria nesse estranho canto do mundo. Uma fábula sobre os caprichos da figura macabra e ossuda que segura os fios da vida de cada um. Magoada porque os seres humanos tanto a detestam, a morte resolve mostrar como, no fundo, eles são uns ingratos. E aí vem as consequências da falta de falecimentos.....

O 2º livro do Quinteto Islâmico, mostra a selvageria das Cruzadas, seus saques, brutalidade, vandalismo e desrespeito pela cultura islâmica. É uma crônica da vida de Saladino(Salah al-Din), soldado curdo, que se tornou sultão do Egito e da Síria em 1187, derrotando os cruzados numa guerra santa.

O 3º livro do Quinteto Islâmico, uma crônica do fim do Império Otomano ao retratar uma aristocrática família turca, é o ano de 1899. Os bastidores da família Iskander Pasha espelham a degeneração do Império a que seus membros serviram nos últimos 500 anos.

É o 4º livro do Quinteto Islâmico, série que enfoca a grandeza da contribuição do Islã e seus confrontos com o Ocidente. Esta história se passa na Sicília medieval, em Palermo, cidade muçulmana que rivaliza com Bagdá e Córdoba em tamanho e esplendor, é o ano 1153 e a ilha foi ocupada pelos normandos.

- prisioneira do rei -


Malika, foi criada pelo rei Mohammed V e por seu filho Hassan II, do Marrocos. Até os 18 anos levou uma vida de princesa, recebeu educação refinada e passeava pelo mundo em jatos executivos. Seu pai o general Mohamed Oufkir, chefe do exército e da polícia secreta marroquina, era o homem mais poderoso do país depois do rei. Acusado de praticar monstruosidades contra os opositores de Hassan II, foi condenado a prisão perpétua na França,`a revelia, no final dos anos 60. Em agosto de 1972, Oufkir tenta derrubar o rei, por meio de um golpe de Estado. O general é morto dentro do Palácio Real, e a viúva e os seis filhos, o mais novo com apenas dois anos de idade, são levados para uma masmorra nos confins do Saara, onde passam 20 anos presos. Uma prisão perpétua disfarçada.

Relato da vida de uma das últimas sultanas da corte imperial turca, narrado por sua própria filha. O destino trágico da princesa Selma se entrelaça com a conturbada história das primeiras décadas do século na Turquia, no Líbano e na Índia, no período em que esses países se levantaram em rebeliões nacionalistas contra o domínio europeu e a monarquia. Fugindo de um lugar para o outro, seu exílio terminaria apenas na Paris tomada pelos nazistas. Selma sempre viveu em palácios, conheceu desilusões amorosas e a miséria, tendo sempre ao seu lado o velho Zeynel, seu fiel eunuco.

- sua vida, sua luta -


Princesa, prisioneira, escrava. Sultana, filha da Casa Real da Arábia Saudita, é tudo isso, mas é também uma rebelde, uma lutadora inconformada com seu destino. Neste livro a princesa revê a longa sucessão de violência e crueldade que testemunhou desde criança, e conta como decidiu iniciar uma luta pela liberdade. Um pedido de socorro.

Elas vivem cercada de luxo, mas estão completamente `a mercê dos caprichos de seus pais ou maridos. Não têm nenhum direito ou liberdade. História das duas filhas adolescentes da família real da Arábia Saudita, narrada por sua própria mãe, uma princesa cujo pseudônimo é Sultana. Vivendo em um mundo de inacreditável ostentação, mãe e filhas tentam escapar da tragédia silenciosa que traga aquelas que ousam desejar respeito e liberdade.

-a história real da vida das mulheres árabes por trás de seus negros véus-


Num depoimento contundente, uma autêntica princesa da Casa Real Saudita revela, sob risco de vida, a intimidade dessa terra fechada, fabulosamente rica, onde o respeito e ` a qualidade de vida das mulheres continua lhes sendo negado.

- a história documentada do cativeiro e execução do último czar russo e sua família -



História da prisão, cativeiro e execução da última família imperial russa, este livro vem explorar o leque completo dos acontecimentos, revelando as idéias, memórias e opiniões das pessoas envolvidas: o czar Nicolau II e sua mulher Aleksandra, seus 5 filhos e os revolucionários que os vigiavam e os executaram. Além de incluir grande número de fotografias e uma seleção de mapas. Reproduz e traz ao público documentos inéditos enfim liberados pelo Arquivo Estatal russo, narrado em um texto envolvente e revelador.

- a imperatriz lasciva -


A antiga Roma dos Césares, mulher do imperador Claudio, sucessor de Calígula, torna-se a mais poderosa mulher do Império. O drama e a época de personagens trágicos.

A vida de Olga Benário Prestes, judia, comunista, entregue a Alemanha nazista pelo governo Vargas. Esposa de Luis Carlos Prestes, estava grávida na época da deportação.

Como pôde tal figura, além de chegar a dirigir os destinos de uma das nações econômica e culturalmente mais avançadas do mundo, provocar a mais vertiginosa queda dos valores da civilização moderna, e que terminou deixando em ruínas seu próprio país e grande parte da Europa? é o que tenta responder o autor do livro, não apenas se detendo na psicologia e biografias pessoais, mas fazendo uma radiografia profunda da natureza e dos mecanismos do poder de Adolf Hitler.

Uma incrível história de sobrevivência, que começa em setembro de 1939 em Varsóvia bombardeada. Poucos sobreviveram para contar, e entre eles está o autor deste livro.

Nascido em 1911, era um pianista de notável talento, deveria ter tido o mesmo destino de sua gente(judeu); mas livrou-se, graças a sua incrível energia e a uma desesperada vontade de vivier.

- Os últimos dias do Terceiro Reich -


O cotidiano do ditador naqueles dias dramáticos, mostrando os surtos de euforia irreal seguidos por momentos de depressão profunda diante da derrota inevitável. Traz ainda alguns perfis dos principais membros da equipe pessoal de Hitler, dominada pela competição e intriga até os derradeiros instantes do Fuhrer.

- origens, interpretações, legados -



Apresenta uma história narrativa do nazismo, projetada no contexto mais amplo da história alemã nos séculos XIX e XX. Proporciona uma visão acurada e relativamente completa do período de domínio nazista e dos acontecimentos que levaram a isso, e uma estrutura de interpretações que permite encontrar algum sentido nesse extraordinário episódio da história alemã. Analisa como foi possível que uma cultura de tanta criatividade e realizações pudesse gerar tanto barbarismo e destruição.



* ótimo estudo

- reflexões sobre a exploração do sofrimento dos judeus -


Atrocidades nazistas transformaram-se num mito americano que serve aos interesses da elite judaica. O holocausto é uma indústria que exibe como vítimas o grupo étnico mais bem sucedido dos EUA e apresenta como indefeso um país como Israel, uma das mais formidáveis potências militares do mundo, que oprime os não judeus em seu território e em sua área de influência. O número de sobreviventes dos campos de concentração é exagerado para chantagear bancos suíços, indústrias alemãs e países do leste Europeu em busca de indenizações financeiras, insuflando assim o anti-semitismo na Europa. Israelenses e judeus americanos são hoje as grandes forças de opressão, perseguindo palestinos e negros americanos.
 
O autor dessas declarações, é um professor judeu da Universidade de Nova Iorque, filho de judeus egressos do Gueto de Varsóvia e sobreviventes dos campos de concentração de Maidanek e Auschwitz.  Norman mostra neste livro, que o extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, foi transformado em "uma representação ideológica que defende interesses de classe e sustenta políticas."

- a busca das origens do mal -


Há mais de meio século historiadores, filósofos, cientistas sociais, escritores, jornalistas, ativistas políticos e cineastas investigam quem realmente ele foi e qual teria sido a origem de sua maldade. Este livro focaliza as teorias a respeito do personagem. Propiciando novas reflexões.

- 7 de dezembro de 1941. Era uma manhã de domingo... -


Ilhas havaianas, domingo de manhã, céu azul e a chegada dos 'Zeros' aviões de guerra japoneses.
Ataque esse que colocou definitivamente os EUA na Segunda Guerra Mundial.

Depoimento de Anne, morta num campo de concentração, após anos escondida num sótão de uma casa em Amsterdã(Holanda), duas famílias judias escondidas de julho de 1942 a agosto de 1944.


* tenho duas edições:
1984 - edição exclusiva para os sócios do Círculo do Livro
2003 - edição definitiva, fotos e textos inéditos, por Otto H. Frank e Mirjam Pressler

- a história secreta de Pio XII -

História da carreira de Eugênio Pacelli, o homem que foi Pio XII, o mais influente sacerdote do mundo do início da década de 30 ao final da década de 50, mais do que qualquer outra autoridade do Vaticano de sua época, ajudou a projetar a ideologia do poder papal, poder esse que ele assumiu em 1939, que manteve até a sua morte em 1958. Fez um acordo com Hitler que ajudou o Fuhrer a alcançar a ditadura legal, ao mesmo tempo que neutralizava o pontencial dos 23 milhões de católicos da Alemanha, para protestar e resistir. Também foi responsável por um tratado com a Sérvia que contribuiu para as tensões que levaram a 1ª Guerra Mundial.

- a vida dupla de um ditador -


Este livro se concentra em Hitler o homem, a partir de uma vasta documentação. Mostra a trajetória do jovem, desde os primeiros dias em Viena e o início da carreira em Munique. Na reconstituição minuciosa do autor, revela um aspecto fundamental da identidade de Hitler - ele era homossexual.

* não concordo com a opinião do autor

Mistura de receitas culinárias e aventuras de um pseudo-espião, tudo em ritmo frenético e as vezes bem humorado, tendo como cenário a Europa da Segunda Guerra Mundial. O autor conheceu de perto o personagm que deu origem a este livro.

Após a queda do Muro de Berlim, um ingênuo encanador alemão, abandona seu país, envolvendo-se numa intrincada rede de espionagem e terrorismo internacional que o levará `as mais inesperadas aventuras. J.M.Simmel mais uma vez consegue transformar em fascinante e fluente ficção importantes fatos que vêm mudando a face do mundo moderno.

Bela mulher e atriz de cinema, acusada de homicídio. O motivo que a levou a praticá-lo é um enigma para todos. Mostra a tragédia de uma mãe que, no auge da fama, é obrigada a suportar o mais amargo sofrimento por causa de sua filha. Nos revela também as enganadoras aparências do mundo do cinema.

- Memória e cidade -


Intambul, antiga Constantinopla, sede do Império Bizantino, pertence ao imaginário exótico do Ocidente, no livro o que se vê é um relato apaixonado e amargo da cidade. Relato passando pelos anos 50, 60, também pelas ruínas do império do séc XIX e XX(Império Otomano) e a narrativa de um Bósforo que traz a paisagem física e humana desse estreito marítimo, que adquire um grande significado simbólico.

Quase um relato de sua própria experiência como prisioneiro condenado a trabalhos forçados na Sibéria. Os sofrimentos físicos e mentais a que os detentos são submetidos, revelando a desumanização e cruel degradação que perpassa os sistemas prisionais em todos os tempos.


* nesta edição consta uma carta que 
   Dostoiévski escreve ao irmão Mikhail.

Humanista e epilético príncipe Michkin, mescla de Cristo e Dom Quixote, cuja compaixão sem limites vai se chocar com o desregramento de Rogójin e a beleza enlouquecedora de Nastácia Filippovna.

Um pai é morto pelo próprio filho. Em torno disso desenvolve-se a história. Último romance criado pelo autor, concluído pouco antes de morrer. Romance policial é apenas o ponto de partida. Concentrando em cada um dos filhos Karamázov, uma vertente humana, reflete os problemas da Rússia do séc. XIX.

Ordinov, figura central,  acalenta o sonho de ser artista na ciência, e isto já o situa na fronteira entre realidade e fantasia. Ele se vê apaixonado pela jovem Katierina, que vive um relacionamento incestuoso, paranóico e sadomasoquista com um velho bruxo. A partir daí se estabelece uma relação entre os três.

A história de um estudante e homicida perseguido pela memória de seu crime. Uma parábola da culpa e da punição.

Ela apresenta um enigma para os historiadores, que tem grande dificuldades em separar verdade e ficção em uma figura que conhecemos a partir de documentos não nos trazendo nenhuma individualidade. Sobre ela conhecemos sua luta, sua fé, e seu amor `a religião e `a França.

Uma série em quatro volumes(até agora), que apresenta a história de Alfredo 'o Grande' rei de Wessex e seus descendentes, governante do único reino inglês não invadido pelos dinamarqueses. Rei católico, saxão, luta pela independência de uma Inglaterra unida, com a ajuda de seu melhor guerreiro Uhtred.


• O último reino             
• O cavaleiro da morte    
• Os senhores do norte   
• A canção da espada      

Durante 101 dias entre janeiro e abril de 2003, como correspondente de guerra para meios de comunicação alemães, holandeses e escandinavos, Asne procurou uma história menos óbvia.

Reportou os acontecimentos antes, durante e depois dos ataques americanos e britânicos. Procurou mostrar o cotidiano sob a constante ameaça de ataques, e os novos segredos daquela terra antiga e as condições reais da vida dos iraquianos.

- retratos da Sérvia -


Um povo marcado pelos conflitos que devastaram a Iugoslávia na década de 1990 e culminaram na sua dissolução, traçando um panorama histórico que abrange desde os tempos em que a região ainda integrava o Império Otomano até o séc. XX, quando foi assolada pelos regimes tirânicos e sangrentos de Tito e Slobodan Milosevic. Território marcado pela diversidade religiosa e cultural, habitado por católicos ortodoxos e muçulmanos.

Por ter vivido com uma família afegã, no período de 2002, logo após a queda do regime talibã, a jornalista pode produzir esta narrativa, contando o universo feminino e masculino de uma sociedade islâmica fundamentalista. Preso e torturado durante o regime comunista, dos mujahedin e dos talibãs, o Sultan Khan teve sua livraria invadida e parte dos livros queimados.

Uma incrível e triste história da família Buendía na cidade imaginária de Macondo, onde se passa o romance. A estirpe de solitários para a qual não será dada "uma segunda oportunidade sobre a terra", pode ser entendida como uma autêntica enciclopédia do imaginário, narrada de modo a parecer sempre que tudo faz parte da mais banal das realidades. É preciso que se diga que a sensação de realidade que transborda do livro deve-se ainda ao fato que ele foi escrito, segundo o autor, para "dar uma saída `as experiências de que algum modo me afetaram durante a infância".

Série em 8 volumes(até agora). Dois militares americanos voltam no tempo, para a época de Jesus Cristo, e acompanham seus passos ao seu lado.


• Jerusalém
• Massada
• Saidan
• Nazaré
• Cesareia
• Hermon
• Nahum
• Jordão

- a construção da imagem pública de Luis XIV -


O funcionamento da máquina de propaganda de Luis XIV, surpreendente para o seu tempo.

Década de noventa, exilado turco, poeta, volta da Alemanha para Istambul no enterro da mãe. Segue para uma cidade na fronteira com a Geórgia(Kars), que fica isolada por causa de uma nevasca, e é nesse clima que a pequena cidade sofre uma revolução militar.

Ilha imaginária, onde faz críticas `a sociedade inglesa e européia, ao mesmo tempo em que apresenta a ilha como um lugar em que a sabedoria e a felicidade do povo decorrem de um sistema social, legal e político perfeito, guiado pela razão. Escrito na época de Henrique VIII.

Narrativa ficcional nas diversas modalidades de contos. O livro ecoa a visão dantesca, tumulto das imagens do universo e também figura o secreto nome de Deus.

Ajuda a vivenciar as qualidades especiais de cada anjo em seu íntimo. Para quem quer ficar mais perto dos anjos e conhecê-los melhor.




O que você sempre quis dizer a alguém, 
e nunca teve coragem, em forma de cartas.



Centenas de textos, sobre o que querem as 
mulheres, relacionamentos virtuais, o fim 
das paixões nos tempos modernos,
escritores, livros, neuras e muito mais.

Uma personagem comum, vivendo um momento incomum, a Segunda Guerra Mundial, na sombra do principal personagem dessa guerra, Adolf Hitler.

Livro narrado na sua maioria pelo semi-heterônimo de Fernando Pessoa, Bernardo Soares. Um conjunto de centenas de fragmentos, reflexões e devaneios.

Poemas assinados pelo heterônimo de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos.



Grande clássico da literatura francesa, escrito na época do exílio do autor, ambientado na ilha de Guernesey, no canal da Mancha, para onde se expatriou. O livro narra o embate do homem contra as forças da natureza e o poder avassalador de uma paixão.

Série em sete volumes, a história da França, em um período do séc. XIV, que começa no reinado de Felipe IV, o belo, com a execução do grão mestre da Ordem dos Cavaleiros do Templo(os templários) -Jacques de Molay- em 1314, e termina com a coroação de Felipe VI, em 1328. A maldição dessa geração de reis que não conseguiam herdeiros masculinos.


• O Rei de ferro
• A Rainha estrangulada
• Os venenos da coroa
• A lei dos Varões
• A loba da França
• A Flor-de-Lis e o Leão
• Quando um Rei perde a França

Série em três volumes, reconstrói uma história de poder, paixão e glória da rainha do Egito, amante de Júlio Cesar e de Marco Antônio, viveu um dos mais apaixonantes dramas da História Antiga. 


• A filha de Ísis
• Sob o signo de Afrodite
• O beijo da serpente




Um canto de amor `a Espanha e seus vinhos. Reúne histórias pessoais e retratos fidedignos de uma época. Plantio das uvas e a forma de tranformá-las em deliciosos vinhos.




Final do séc. XV, os horrores da Inquisição, conta a história do último judeu da Espanha, que fica órfão aos 13 anos, após presenciar o assassinato de toda sua família. 

O Físico, Inglaterra séc.XI, jovem e órfão, Rob Cole, com dom de curar, luta para aprimorar seus conhecimentos e parte para a Pérsia, onde começam a surgir as primeiras descobertas da medicina.


Xamã, um jovem médico do séc.XIX, Robert J. Cole,  parte da Escócia para os EUA. Enfrenta preconceitos e mistérios nas terras inexploradas do interior, onde há problema de misturas de raças, perseguições sociais, destruicão de terras indígenas, escravidão e guerra civil.

A Escolha da Dra. Cole, termina a trilogia, iniciada com o lendário médico do séc.XI, Robert Jeremy Cole. Neste livro, do séc.XX, a Dra. Roberta Jeanne D'Arc Cole, enfrenta o grande desafio das mulheres de seu tempo, o direito de dispor sobre a própria vida e sobre o próprio corpo.

Uma história quase bíblica, roubo da arca sagrada e seus tesouros, que contém um diamante. O enredo é a tentativa de sua recuperação, trama de espionagem. Desvenda as preciosidades da cultura judaica. 

Fórum interno que avalia as razões do insucesso e determina o futuro da carreira dos médicos. O cenário é um hospital público nos EUA, expõe conflitos de 3 jovens cirurgiões.

História de um casal que encontra preconceitos, num mundo que não aceita que rabinos e não judeus possam conviver intimamente, menos ainda casar.



Recém casada com 14 anos, Maria Bolena é levada para a corte de Henrique VIII, rei da Inglaterra, com sua irmã Ana e seu irmão George. Delicada e bondosa, ganha a protecão do soberano, tornando sua amante. 



A história de Elizabeth I, conhecida como a "Rainha Virgem". Coroada aos 25 anos, filha de Henrique VIII e Ana Bolena, apaixona-se por um aristocrata casado, a rainha não mede esforços para conquistar seu grande amor.



A história de Catarina de Aragão, princesa espanhola, prometida a Artur, príncipe de Gales desde os 3 anos de idade. Com a morte prematura de seu marido, casa com o cunhado - Henrique VIII, tornando sua primeira esposa e rainha da Inglaterra.



1539, corte de Henrique VIII rei da Inglaterra com 49 anos, seu quarto casamento com Ana de Cleves(alemã), o divórcio em menos de um ano, e o quinto casamento com Catarina Howard(prima de Ana Bolena, sua segunda esposa) que tinha apenas 15 anos.

- dois repórteres na Guerra do Golfo -


os dois jornalistas na 1ª. guerra do golfo, suas impressões, sensações e experiências. No fim do conflito foram feitos prisioneiros no Iraque.

- Um retrato dos órfãos da Tchetchênia -




O sofrimento do povo tchetchêno durante 
a guerra e depois a difícil tentativa de 
reconstrução de  uma identidade. Mostra 
todo sofrimento de suas crianças, órfãs, 
famintas, mal tratadas.

Quem sou eu

Minha foto
A TODOS... "A todos trato muito bem sou cordial, educada, quase sensata, mas nada me dá mais prazer do que ser persona non grata expulsa do paraiso uma mulher sem juízo, que não se comove com nada cruel e refinada que não merece ir pro céu, uma vilã de novela mas bela, e até mesmo culta estranha, com tantos amigos e amada, bem vestida e respeitada aqui entre nós melhor que ser boazinha é não poder ser imitada." (Martha Medeiros)